Home / notícias / CMDCA e Conselho Tutelar promovem atividades do 18 de maio

CMDCA e Conselho Tutelar promovem atividades do 18 de maio

Na sexta-feira (18 de maio) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto com o Conselho Tutelar de Pratânia realizaram diversas atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As atividades envolveram os alunos da rede municipal de ensino e também os alunos da escola estadual Professora Maria Ap. Justo Salvador. Durante todo o dia, vídeos, apresentações e palestras foram passados aos alunos, que foram divididos por faixa etária, visando apresentar um conteúdo adequado para cada idade.

O evento contou com a parceria da Polícia Militar de Pratânia, que através do Sargento Bueno, realizou palestra para os alunos. Junto com o sargento estava a psicóloga do município. Os dois enfatizaram situações que precisam de atenção, ressaltaram os canais para realizar a denúncia, que pode ser feita inclusive de forma anônima.

Através do disque 100, no primeiro semestre de 2017 foram registrados 9 mil denúncias. Em 2016, foram mais de 15 mil denuncias, apenas por este canal.

Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde) 57% da vítimas de violência sexual que chegam aos hospitais públicos tem idade entre 0 e 14 anos. Cerca de 13 mil atendimentos foram realizados no ano de 2016 em hospitais de todo o Brasil.

O que mais assusta é que acredita-se que apenas 10% dos casos de abuso e violência sexual são registrados. A subnotificação ainda é uma barreira muito grande ao combate da violência sexual.

18 de Maio

Em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES) foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. 
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. 

b326b5f8d23cd1e0f18df4c9265416f7

 

 

Fique ligado em tudo o que acontece também através do nosso Facebook (Prefeitura de Pratânia)

 

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo