Home / notícias / Conheça o programa Internet para Todos

Conheça o programa Internet para Todos

internet_para_todos_67079O Internet para Todos, programa criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem como objetivo ampliar a cobertura de banda larga no Brasil, levando acesso diretamente a população atualmente desatendida desse tipo de serviço.

Os municípios interessados em participar do programa assinaram o termo de adesão no dia 12 de Março em Brasília. Foram mais de 2 mil municípios que aderiram o programa nessa primeira etapa.

O Internet para Todos é uma ampliação do programa GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), responsável por conectar à internet escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, em áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Inicialmente, a previsão do MCTIC é que o programa possa beneficiar cerca de 50 mil localidades, situadas em municípios de todas as regiões do Brasil.

O programa é de graça?

Não. O Internet para Todos vai oferecer conexão em banda larga a preços acessíveis, com o objetivo de democratizar o acesso à internet, promover a inclusão social e garantir às pessoas que moram nessas localidades condições para contratar um plano acessível de acesso à internet.

O MCTIC prevê que as primeiras antenas já sejam instaladas em maio de 2018, e que cerca de 200 antenas sejam instaladas por dia.

Em Pratânia, a localidade indicada pelo MCTIC é o bairro Pratinha, mas ao enviar o termo de interesse, a Prefeitura indicou outras localidades para receber acesso à internet, mas a aprovação dessas localidades vai depender da avaliação do Ministério.

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo