Home / notícias / Museu da Música Tonico e Tinoco Pedro Bento e Zé da Estrada será reinaugurado dia 28

Museu da Música Tonico e Tinoco Pedro Bento e Zé da Estrada será reinaugurado dia 28

ConviteNeste sábado (28), será entregue à população de Pratânia e região, o Museu da Música Tonico e Tinoco/Pedro Bento e Zé da Estrada, após um processo de modernização que durou sete meses. O projeto de modernização foi viabilizado através do Edital 19/2017 do PROAC (Programa de Ação Cultural), e elaborado pela parceria entre os escritórios Amanda Lopes Arquitetura e Pró-História Projetos Culturais, da cidade de Salto – SP, que foi constituído a partir das demandas da instituição nas áreas de expografia, conservação e documentação.

Na área de expografia, a instituição recebeu uma nova exposição de longa duração com um projeto que teve como objetivo tornar a visita mais agradável, além de garantir a acomodação adequada dos objetos expostos e sua segurança. Na questão da conservação, toda a estrutura da instituição foi readequada para garantir a integridade e os processos de conservação preventiva, além da implantação da reserva técnica – sendo este elemento a contrapartida da Prefeitura Municipal de Pratânia. E, por fim, pensando no Cadastro Estadual de Museus, o projeto também previu a adequação da documentação da instituição conforme os parâmetros do CEM – SP, criando o inventário da instituição, projeto educativo e o regimento interno.

Amanda Lopes, proponente e arquiteta responsável pelo projeto, diz que “o projeto teve como norte a construção de uma instituição completa e que fossem sanados todos os problemas constados como a estrutura da exposição antiga, iluminação deficiente e falta de controle ambiental”. Sobre a exposição, Rafael Barbi, proprietário do escritório Pró-História e curador do projeto, explica que “a nova exposição dará conta de mostrar a história das duas duplas de forma equilibrada e acessível, levando o visitante a acompanhar de forma bem próxima a história de vida desses ícones e a transformação da própria música caipira”.

O Prefeito de Pratânia destaca a importância do museu para a cidade. “Nosso município tem sua base nas tradições caipiras, na música sertaneja. É uma alegria poder proporcionar à nossa população, e todas as pessoas que vierem visitar o museu a partir de agora, um pouquinho da cultura e história pratiana, através da música. Esse é um momento muito aguardado e temos certeza que trará novos visitantes à nossa querida Pratânia”, destaca.

A inauguração do Museu da Música Tonico e Tinoco/Pedro Bento e Zé da Estrada terá início às 19 horas e será realizada à Rua Capitão João Batista, no centro de Pratânia e contará com atividades culturais, além da presença de autoridades. A entrada é gratuita e o evento é aberto para todo o público.

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo