Home / notícias / Projeto Melhor Idade visa convivência social e o fortalecimento de vínculos

Projeto Melhor Idade visa convivência social e o fortalecimento de vínculos

DSC_0101O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV –  realiza atendimentos grupais, ofertando atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas. Ele é oferecido de acordo com a idade e tem como objetivo estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

O SCFV possui caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos participantes. Os usuários são organizados em grupos, que podem ser divididos a partir da faixa etária ou intergeracionais. No município de Pratânia, um desses grupos é voltado para pessoas acima de 60 anos. É intitulado “Projeto Melhor Idade” e vem sendo desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

As atividades são realizadas as segundas e sextas-feiras no CRAS; as quartas-feiras o projeto atende um grupo de moradores do Bairro Pratinha. Todas as atividades contam com orientação e acompanhamento de um fisioterapeuta e também de um estagiário de fisioterapia.

A Diretora Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pratânia, Lilian Tedesco Fusco, conta que está trabalhando para a ampliação das atividades oferecidas. “Estamos negociando com o Senac algumas propostas para a realização de cursos, palestras e oficinas. Estamos trabalhando para conseguir um professor de dança de salão, que é algo bastante reivindicado pelos participantes. Vale ressaltar que, as atividades desenvolvidas sempre serão ofertadas em concordância com a maioria dos participantes”, finaliza Lilian.

DSC_0057Entrega de kits de páscoa

Na Semana Santa, todos os participantes do “Projeto Melhor Idade” receberam um kit de páscoa contendo chocolate e uma squeeze personalizada. A hidratação é muito importante, principalmente durante a realização de atividades físicas. “É um mimo que nossa equipe preparou para os participantes do projeto. Muitas coisas bacanas estão para acontecer ainda este ano”, frisa Lilian Tedesco Fusco, diretora de Assistência e Desenvolvimento Social de Pratânia.

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo