Home / notícias / Pronatec Voluntário disponibiliza oito cursos para Pratânia; inscrições começam dia 04

Pronatec Voluntário disponibiliza oito cursos para Pratânia; inscrições começam dia 04

A partir do dia 04 de outubro (quarta-feira) estarão abertas as inscrições para oito cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec Voluntário (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para a população de Pratânia. A data foi alterada pelo MEC (Ministério da Educação), a data inicial para as inscrições era 19 de setembro.

Os cursos oferecidos são: Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção, Editor de Vídeo, Espanhol Básico, Fotógrafo, Inglês Básico, Inspetor de Qualidade, Sonoplasta e Vendedor. Os cursos são totalmente online e gratuitos.

São oferecidas 15 vagas par cada curso, com carga horária total de 160 horas. As inscrições podem ser feitas através do site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao. A previsão de início dos cursos é em outubro, através da plataforma online. O Pronatec é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

Conheça os cursos disponíveis:

  • Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção – 160 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Perfil Profissional: Auxilia atividades de planejamento, programação e controle da produção. Interpreta o plano de trabalho da produção e programa o seguimento de linha. Aloca recursos conforme planejado e identifica obstáculos. Acompanha ficha crítica de equipamentos de produção e movimentação de mercadorias. Utiliza dados para propor melhorias. Identifica não conformidades e emite relatórios.

  • Editor de Vídeo – 160 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Perfil Profissional: Estrutura narrativas de filmes e vídeos. Edita imagens e áudio. Cria efeitos especiais. Executa a pós-produção de obras audiovisuais. Opera equipamentos de videografismo e imagens ao vivo. Controla funções de software e utiliza produções básicas, MIDI, USB e LAN e Wi-Fi. Dialoga com novas tecnologias e mídias.

  • Espanhol Básico – 160 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo

Perfil Profissional: Compreende e usa expressões familiares e cotidianas e enunciados simples. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais (o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem). Comunica-se na língua espanhola de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

  • Fotógrafo – 190 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo

Perfil Profissional: Opera câmeras fotográficas digitais ou analógicas e utiliza a luz para produzir imagens. Registra e edita imagens em preto e branco e/ou coloridas. Revela e retoca negativos de filmes. Amplia e retoca cópias. Cria efeitos gráficos em imagens digitais. Controla, organiza e armazena acervo fotográfico.

  • Inglês Básico – 160 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo

Perfil Profissional: Compreende e usa expressões familiares e cotidianas e enunciados simples. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais (o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem). Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

  • Inspetor de Qualidade – 160 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Incompleto

Perfil Profissional: Inspeciona, avalia e controla a qualidade de podutos e processos, utilizando recursos e equipamentos para medicão dos parâmetros, além da organização e definição da movimentação dos insumos.

  • Sonoplasta – 200 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo

Perfil Profissional: Opera sistemas de sonorização, de captação de áudio em estúdio, emissoras de rádio e televisão. Produz e edita áudio para trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais, programa, eventos e espetáculos. Opera trilhas sonoras de espetáculos com roteiro de operação de som.

  • Vendedor – 160 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Perfil Profissional: Apresenta os produtos e serviços da empresa. Negocia e argumenta a venda. Prepara mercadorias para venda. Presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo