Home / notícias / Sala de recursos é reativada visando melhorar a aprendizagem

Sala de recursos é reativada visando melhorar a aprendizagem

A rede municipal de Educação de Pratânia iniciou 2019 com novidade. Após alguns desativada, a sala de recursos agora atende mais de 60 alunos da educação infantil e ensino fundamental.

A responsável pela sala é a professora Nelcilene Bento de Lima Guiari, que foi contratada através do concurso público. “A sala de recursos é uma complementação à aprendizagem, tanto na parte da leitura, escrita, matemática; além do atendimento mais individualizado daqueles alunos que possuem algum tipo de deficiência diagnosticada”, explica a professora.

Na sala de recursos, os alunos aprendem brincando. Jogos e atividades lúdicas são as principais ferramentas para despertar o interesse no aluno. “Eles acham que estão brincando, porque o espaço e as atividades são lúdicas, mas todos os jogos são pedagógicos e na verdade eles estão aprendendo”, destaca a professora.

O atendimento é realizado três vezes por semana e cada grupo é composto por no máximo 3 alunos, durante o período de aula. “Mesmo sendo realizado durante o tempo que o aluno vem para a escola, e não no contraturno, os pais precisam autorizar o aluno a participar da sala de recursos. Sabemos que ainda existe preconceito e mais que isso desinformação. A sala de recursos é uma forma mais individualizada de entender o ritmo de aprendizagem de cada aluno e fazer com que as dificuldades da sala de aula sejam reduzidas”, afirma.

Além da autorização dos pais, os alunos passam por uma avaliação diagnóstica com a professora para que seja verificada a necessidade ou não da participação na sala de recursos. “O aluno é encaminhado e o primeiro passo é a realização da avaliação, através dessa ferramenta conseguimos verificar quais as necessidades e as dificuldades de cada aluno. É um trabalho de longo prazo, mas já é possível ver sinais de melhoras em alguns casos”, ressalta a professora.

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo