Home / notícias / Saúde realiza ação de conscientização sobre “Outubro Rosa”

Saúde realiza ação de conscientização sobre “Outubro Rosa”

Na manhã de sexta-feira (20) a equipe da Saúde de Pratânia realizou uma ação de conscientização sobre a campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama. A ação foi organizada pela Diretoria Municipal de Saúde, através da equipe de agentes comunitários de saúde e funcionários da atenção básica.

Participaram da ação os alunos da rede municipal de ensino, os integrantes do Projeto Melhor Idade e membros da sociedade civil. O fisioterapeuta do município, Guilherme Bianzeno, coordenou as atividades que foram realizadas no ginásio municipal de esportes.

A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

20170930233413259071a

 

 

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo