Home / notícias / Vacinação antirrábica será realizada nos dias 08 e 09 de dezembro

Vacinação antirrábica será realizada nos dias 08 e 09 de dezembro

A raiva é uma doença (antropozoonose) transmitida por um vírus presente na saliva e secreções de animais contaminados. Qualquer mamífero, principalmente cães, gatos e morcegos, infectados pelo vírus, pode transmitir raiva aos seres humanos, pelo simples contato com a saliva, mordida ou lambida do animal.

Apesar da redução na sua ocorrência observada nos últimos anos, a raiva humana continua sendo um problema de saúde pública pela altíssima gravidade do seu acometimento, apresentando uma letalidade de aproximadamente 100%; além do alto custo na assistência, profilaxia e controle da doença.

A única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é por meio da vacina. Desta forma, a vacinação destes animais é a atividade que mais contribui para o controle da doença nestas espécies e consequentemente a possibilidade de contaminação humana pela raiva.

Em 2018, morcegos contaminados pela raiva foram encontrados em Botucatu. O que acende o sinal de alerta para toda a região para a importância da vacinação antirrábica.

A vacinação na zona rural foi realizada durante todo o mês de novembro, porém se algum animal ficou sem receber a vacina, o tutor pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Pratânia através do telefone (14) 3844-1432.

Na zona urbana, a vacinação será realizada nos dias 08 e 09 de dezembro conforme programação abaixo:

08 de dezembro – sábado

  • Das 8h às 11h30 – Bairro Pratinha
  • Das 13h às 17h – Ginásio de esportes

09 de dezembro – domingo

  • Das 8h às 11h30 – Nova Prata (CRAS);
  • Das 13h às 17h – Praça da Matriz

Vacinacao Contra Raiva

Sobre Bruna Zechel

Jornalista formada pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Especialista em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso como repórter, editora, revisora de texto e editora executiva.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo